Você sabia que 46,1% dos lares brasileiros tem um animal de estimação? É o que indica os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019.

O país é o segundo maior mercado de produtos pets, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

No ano de 2020, enquanto vários setores amargaram as consequências da crise durante a pandemia, o mercado pet teve um crescimento estimado de 13,5% em relação a 2019, com faturamento acima dos R$ 40 bilhões.

Quando 61% dos entrevistados da pesquisa do IBGE informaram que consideram seus animais como membros da família, é possível entender de que maneira essas novas famílias interferem na economia e, agora, até no formato das residências.

Mas entre os bichinhos de quatro patas, você sabe quais estão mais presentes nos lares? Pois saiba que 79% das casas com animais possuem cachorros.

Fato que explica a popularização dos espaços pets nos condomínios residenciais. Você já conhece esse conceito que está sendo praticado nos novos empreendimentos?

Abaixo, nós explicamos como esse espaço faz diferença no bem estar dos animais e dos proprietários.

O que é um espaço pet?

Os espaços pets são áreas destinadas para que animais brinquem, gastem energia e façam atividades dentro dos condomínios. 

De forma resumida, são playgrounds feitos para cachorros, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais e também dos donos.

Estes espaços surgiram nos grandes centros, onde os animais passaram a viver cada vez mais dentro de casas e apartamentos, visto que os moradores não deixaram de comprar ou adotar animaizinhos para fazer parte da família.

Dessa forma, os empreendimentos passaram a incluir essa estrutura que atende às novas demandas das famílias.

Quais são os benefícios do espaço pet em condomínio?

Qualidade de vida para o animal e para a família

No dia a dia de quem tem animais de estimação, reservar tempo para passeios e brincadeiras é fundamental para manter a saúde dos animais e o bem-estar da família.

Gastar energia, socializar com outros animais e brincar em áreas externas pode auxiliar a reduzir o estresse dos bichinhos, evitar que eles mordam móveis, objetos e que façam muito barulho dentro de casa - o que também é capaz de causar estresse entre os donos.

O espaço pet oferece o conforto e a possibilidade de realizar atividades que dificilmente os donos de animais teriam dentro de casa.

Mais comodidade para os proprietários

Outro ponto positivo é que, considerando a rotina agitada dos moradores que saem cedo e retornam tarde, o espaço pet traz a facilidade de passear nos limites dos residenciais, com toda segurança e estrutura.

Dessa forma, após um dia cansativo de trabalho ou nos dias em que a rotina sai do planejamento, os momentos de passeio e saídas para necessidades podem ser cumpridas com mais facilidade no próprio limite do residencial.

Incentivo às interações entre moradores

Com o passar do tempo, se tornou cada vez mais comum que moradores de residenciais não conhecessem os seus próprios vizinhos, principalmente devido às limitações de horário de trabalho e o desejo de chegar em casa e descansar.

A falta de interação pode não ser um problema para muitas pessoas, mas conhecer e se relacionar com os vizinhos pode trazer momentos de descontração e interações positivas para o dia a dia.

O espaço pet em condomínios se torna um incentivo para que os moradores interajam, sobretudo porque logo de cara, eles já possuem um assunto em comum: os animais.

Quais são os tipos de espaço pet para condomínios?

Dog Agility

O dog agility é o formato que mais aparece nos condomínios que optam pela instalação de um espaço pet.

Trata-se de uma área na qual os cachorros podem brincar e interagir com obstáculos, túneis e até mesmo labirintos, todos pensados para animais se divertirem e gastarem energia.

Estes espaços também são ideais para moradores que desejam contratar o serviço de adestramento para seus pets, sendo possível utilizar a área a fim de melhorar o comportamento do animal dentro de casa.

Nos residenciais mais antigos, onde o espaço pet não é uma realidade, o dog agility pode ser implementado com um pouco de facilidade caso exista um espaço para isso:

A área escolhida deve receber a instalação de um carpete, normalmente que simula grama, além de objetos como pneus pendurados e outros itens que podem ser reciclados a fim de baratear a instalação.

Pet Care

O pet care exige um pouco mais de investimento, tanto na implementação quanto na manutenção do espaço.

Ele tem o objetivo de oferecer banho, tosa e cuidados de higiene ao animal, sendo necessário a instalação de tanque de banho, chuveirinho, secador e uma bancada com produtos e toalhas.

Em muitos condomínios que utilizam esse formato também fazem a contratação de profissionais terceirizados para atender os moradores, gerando assim a possibilidade de atender os animais em casa e evitar deslocamento até o pet.

Dog walk

Por muito tempo foi comum a existência de atritos e discordância entre os moradores sobre as áreas liberadas para que os animais pudessem passear nos limites residenciais.

O dog walk é uma opção que traz essa definição e visa que o animal se sinta mais livre para correr, brincar e se exercitar num local destinado a isso.

Diante da necessidade cada vez mais presente de oferecer este espaço para os proprietários, o dog walk é uma opção simples, que melhora a vida dos donos e dos animais.

Manutenção e obrigações do espaço pet

Atualmente, não existe uma legislação que determine as obrigações previstas aos moradores e síndico sobre o funcionamento do espaço pet nos condomínios.

Dessa forma, cada residencial deve criar as próprias obrigações a serem cumpridas por todos os moradores que utilizarem este espaço em comum.

E assim como as demais áreas compartilhadas do prédio, as regras devem ser criadas de maneira a facilitar a convivência entre moradores sem prejudicar o uso dos animais.

Sem que todos sigam as regras, o espaço pet pode ficar sujo ou com odor desagradável se não for bem cuidado.

Sendo que o monitoramento destes cuidados cabe ao síndico ou a empresa terceirizada responsável pela administração do prédio.

Espaço pet e a demanda das novas famílias

O espaço pet, assim como os coworkings e as hortas compartilhadas, são estruturas que já estão presentes nos empreendimentos que consideram as necessidades das novas famílias, que possuem novos jeitos e formas de interagir com o próprio lar.

Como é o caso do nosso novo empreendimento, o Residencial Villagio Cerquilho.

Por isso, se você está buscando sua próxima moradia ou investimento, certifique-se de escolher um imóvel com estrutura que atenda às necessidades mais atuais, com projeção de valorização e com a certeza de que sua família estará bem instalada para viver com conforto e qualidade.

Postado 
15/4/21
 em 
Morar bem

More from 

Morar bem

 category

Ver todos

Assine nosso portal e receba no seu e-mail as últimas postagens.

Leia nossa política de Privacidade Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.