Se você pudesse mudar completamente sua moradia neste momento, qual opção você escolheria: 

  1. Morar em São Paulo ou na região metropolitana, num apartamento com tamanho reduzido, mas perto do metrô e linhas de ônibus
  1. Morar numa cidade num raio de 150 quilômetros de São Paulo, em um imóvel espaçoso, com acesso a rodovias e vias que facilitam o deslocamento

Milhões de pessoas optaram por alguma dessas opções ao longo dos anos. 

Tão relevante quanto a disputa por metros quadrados nas grandes capitais - sobretudo em São Paulo - é o fluxo de pessoas que foram morar no interior.

A interiorização não é uma novidade, é um fenômeno que ocorre há décadas. Em 40 anos a população do interior duplicou: passou de 16,4 milhões de habitantes para 32 milhões, conforme dados do Secovi-SP.

Quando consideramos moradia, nos últimos 25 anos o interior paulista produziu cerca de 5,5 milhões de domicílios. Neste mesmo período, São Paulo produziu 1,3 milhão de domicílios.

Dessa forma é possível entender um pouco sobre a migração para cidades localizadas num raio de até 120 quilômetros das capitais. 

Entre os principais motivadores desta escolha está o custo e a qualidade de vida - sendo que o trânsito é visto como um fator determinante, considerado um problemão pra quem vive na capital. 

Mas em 2020, outra fator passou a despertar o interesse em morar no interior: as medidas de distanciamento social e o isolamento provocado pelo coronavírus fez as pessoas olharem de outra forma para suas moradias. 

Os metros quadrados nos apartamentos ficaram pequenos para quem passou a trabalhar remoto e/ou começou a passar as noites e fins de semana dentro de casa.

Dessa forma, milhares de moradores somaram o antigo desejo de morar em uma cidade do interior com a possibilidade cada vez mais atraente de se distanciar dos grandes centros, dos aluguéis caros e da disputa por metros quadrados.

E o que todos os moradores que pensam em fazer essa troca têm em comum? A dúvida sobre como realmente é morar no interior. 

Então vamos em busca de respostas!

3 bons motivos para morar em uma cidade pequena

No mês de maio de 2020 cresceu 340% (em relação ao registrado no mês de janeiro) a procura por imóveis em cidades localizadas a mais de 100 quilômetros da capital. No mesmo período, a busca por apartamentos na cidade de São Paulo recuou 1,7%.

Mas ao tentar se distanciar do principal centro urbano do país, o que as pessoas estão vislumbrando aos arredores?

Entenda os principais motivos que estão fazendo as pessoas pensarem em trocar um apartamento em São Paulo por um imóvel a mais de 100 quilômetros da capital:

1) Custo benefício

Não é apenas o custo do metro quadrado que diminui no interior. O custo de vida também!

Supermercado, deslocamento, entretenimento e acesso a saúde costumam ser mais baratos. E isso soma na hora da decisão.

O que você não pode esquecer é que, da mesma maneira que o custo de vida é reduzido, o salário no interior também costuma ser menor que na capital - ou seja, correspondente a realidade do custo de vida na cidade.

Ainda assim, a redução nos gastos com transporte e com as principais compras do mês costuma ser uma troca bastante benéfica!

2) Espaço de sobra

Com as famílias passando mais tempo em casa, a relação com o lar foi transformada. Enquanto antes as casas eram vistas como abrigos, onde as pessoas retornavam para dormir ou se alimentar, os espaços agora fazem parte da rotina.

E quanto melhor o espaço, melhor a qualidade de vida.

Um apartamento bem acabado e bem equipado em uma boa região de São Paulo pode ser um grande investimento. 

No entanto, com o mesmo valor é possível investir num imóvel com espaço de sobra, localizado num condomínio de casas e com área de passeio em uma cidade no interior.

Ou seja, se o espaço faz parte das suas necessidades principais, morar em uma cidade pequena pode tornar mais fácil o sonho de ter uma moradia grande.

3) Novas demandas

Diante do número cada vez maior de pessoas trabalhando de casa - e de empresas sinalizando para concretizar essa tendência, também cresce o número de empreendimentos que estão investindo em estruturas como coworking para os moradores.

Longe dos centros comerciais e com a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, as pessoas experimentam pela primeira vez a possibilidade de ter uma rotina mais calma: ir trabalhar sem sair de dentro do próprio condomínio.

No fim do dia, ter acesso a academia, parque para crianças e, se preciso, se deslocar com facilidade para pontos estratégicos (mercado, padaria) sem nada de congestionamento.

A realidade de como é a vida no interior

Os aspectos que causam impacto no planejamento financeiro, sem dúvida, tem grau de importância decisivo para que quem está pensando em morar no interior.

Mas os prós vão além dessa questão e nós falamos sobre cada um deles abaixo:

Mais tranquilidade, menos estresse

Diariamente, a quantidade de obstáculos que você encontra para cumprir com tarefas básicas do dia a dia influenciam no nível de estresse e, consequentemente, na qualidade de vida.

Dessa forma, é possível entender porque as pessoas estão tão estressadas nos grandes centros por ter que enfrentar horas de congestionamento para fazer algo simples como ir trabalhar.

E esse é um dos principais benefícios de morar no interior de São Paulo: a facilidade de ir e vir.

Somado a isto, está a possibilidade de se deslocar à noite sem a preocupação com a segurança das linhas de metrô, ônibus ou custos de Uber, por exemplo.

Além dos locais serem bem mais próximos, o horário de funcionamento das atividades costuma ser limitado: ou seja, nada ou quase nada de serviços 24h. 

Pra você isso significa que não vai ser necessário quebrar a cabeça pra saber como você vai ir e voltar daquele compromisso inadiável - pois ele provavelmente será em horário comercial. 

Ou ainda, saber que poderá visitar um amigo ou ir a uma festa até tarde e não pagar preços inflacionados nos apps de viagem.

Mais interações sociais

Outro aspecto muito comum nos grandes centros é não conhecer os vizinhos, os atendentes, os prestadores de serviço de empresas terceirizadas que você utiliza com frequência.

Uma falta de conexão com as pessoas que você pode dar adeus no interior!

Com o dia a dia menos acelerado e com uma rotina menos automatizada, as pessoas tendem a se aproximar mais e, realmente, se enxergar.

Seus vizinhos serão conhecidos e, na melhor das hipóteses, vocês até trocarão um prato ou outro em datas comemorativas.

Com o tempo, provavelmente você encontrará sempre o mesmo atendente nos caixas do supermercado, no banco, na panificadora - e assim como você lembra deles, eles lembrarão de você também.

E isso faz diferença para ter um dia a dia com interações mais positivas ou ao menos mais humanas. <3

Como é morar no interior e trabalhar na capital?

Essa é uma pergunta importantíssima, pois muita gente deseja se mudar, mas sem se desligar no emprego na capital. E isso é possível?

Sim! E já está acontecendo.

Para quem tem carro em São Paulo, enfrentar horas de congestionamento é um desafio que já faz parte da rotina.

Passar entre uma e duas horas no metrô ou ônibus no trajeto até o trabalho também é uma realidade nada prazerosa. 

Dessa forma, o hábito de enfrentar trânsito (ou gastar tempo com congestionamento, mesmo em distâncias menores) transforma a relação com os mais de 100 quilômetros que separam o interior e a capital.

Isso porque o investimentos em infraestrutura melhorou as vias de acesso às cidades do interior, facilitando o deslocamento. 

Dessa forma, o mesmo tempo que se gasta parado no trânsito pode ser investido para deslocamento, com o benefício de viver num local maior, com custo de vida reduzido e com maior qualidade de vida.

As empresas estão migrando para o interior?

Durante a pandemia, muitas pessoas foram surpreendidas com a decisão da XP Investimentos de mudar sua sede no centro financeiro de São Paulo para São Roque, uma cidade localizada no interior do estado.

Em um ebook intitulado XP de qualquer lugar, a corretora de investimentos adiantava o conceito do que a empresa vê para o futuro: a possibilidade dos colaboradores trabalharem de qualquer lugar, indo a sede da empresa apenas para treinamentos, reuniões ou eventos específicos.

O exemplo é apenas um entre tantas outras empresas que estão se transformando para consolidar essa tendência. Sendo que o enxugamento dos escritórios nos grandes centros urbanos e financeiros deve ficar mais visíveis a partir de 2021, quando se encerram muitos contratos.

Mas tudo isso ocorreu somente por conta do coronavírus?

Na verdade, os incentivos para que as empresas se instalem em cidades do interior também são fiscais - e bem atrativos. E eles ocorrem de diversas formas:

  • Redução de impostos e cargas tributárias.
  • Redução de impostos relacionados aos processos de produção.
  • Incentivos fiscais para promover o desenvolvimento econômico.
  • Entre outras coisas que se tornam bastante atrativas para as empresas.

Há que se considerar que os cenários são bastante distintos para as empresas, inclusive do mesmo setor. Com níveis diferentes de digitalização, nem todas as empresas poderão optar pelo trabalho remoto.

O que reforça a importância de ter acesso a uma boa infraestrutura que facilita a mobilidade para quem deseja morar no interior e trabalhar na capital.

Afinal, é hora de investir num terreno ou imóvel no interior?

Com todas essas informações fica mais fácil entender o que você deve considerar ao fazer essa mudança.

Por isso, antes de investir num imóvel no interior e mudar de vez, certifique-se de ter ao seu lado profissionais que estão atentos às mudanças e necessidades do setor.

A Incorpore tem expertise e inteligência de mercado, além de realizar estudos para identificar transformações e atender as expectativas relacionadas a moradia.

Nossos profissionais conhecem as cidades onde estamos presentes e podem fornecer informações importantes sobre o dia a dia, cultura e o custo de vida no local.

E isso é um grande diferencial para quem está fazendo uma verdadeira transformação de vida.

Postado 
5/10/20
 em 
Morar bem

More from 

Morar bem

 category

Ver todos

Assine nosso portal e receba no seu e-mail as últimas postagens.

Leia nossa política de Privacidade Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.