O setor imobiliário vive um momento positivo desde o fim de 2020. As baixas taxas de juros, a redução drástica na Selic e a inflação nos preços para quem aluga tornaram o cenário bastante positivo e atrativo para investir em imóveis.

Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a construção fechou o ano em alta em 2020, mesmo após a instabilidade causada pela pandemia.

É de conhecimento comum que o isolamento social trouxe algumas mudanças que impactaram o setor imobiliário.

Junto com as incorporadoras, construtoras, corretores, imobiliárias, as pessoas que desejam investir em imóveis devem ficar atentas às mudanças para acertar no investimento, na escolha do imóvel e para identificar profissionais que estejam atualizados neste novo cenário.

Se você quer saber o que mudou e como encontrar imóveis que atendam as necessidades e expectativas do novo comportamento dos moradores no pós-pandemia, acompanhe o texto.

O novo comportamento dos moradores e o que muda no setor imobiliário

Uma pesquisa realizada pela FipeZap – Raio-X do Perfil da Demanda de Imóveis mostrou que 73% dos brasileiros passaram a ver suas casas diferentes durante a pandemia.

Os principais causadores dessa mudança foram três fatos que mexeram com as estruturas da maioria das casas: 

  1. Trabalho remoto
  2. Distanciamento social
  3. Escola remota

Além de fazer as pessoas permanecerem em casa, essas mudanças obrigaram todos os familiares a interagirem de uma nova maneira, impondo limites de interações e buscando privacidade para continuar a ter produtividade dentro de casa.

Por esse motivo, as pessoas começaram a se mostrar mais dispostas a realizar reformas, a comprar artigos para a casa e a comprar ou alugar um imóvel com as características que eles necessitam.

O novo perfil comportamental dos moradores indica para a valorização da qualidade de vida domiciliar. 

E os moradores foram em busca disso: 17% dos entrevistados informaram que se mudaram, mesmo durante a crise, em busca de um lar que comporte essas novas necessidades.

Mas e na prática, o que isso significa para quem quer investir? Vem descobrir!

Conheça as características dos imóveis que atendem às novas necessidades pós-pandemia

Para saber quais características buscar nos imóveis para investimento, é necessário, primeiramente, entender o que os moradores tiraram da experiência de distanciamento e com circulação mais restrita:

  • 32% sentiram necessidade de ter um escritório em casa
  • 28% passaram a dar mais importância para a área verde no entorno do imóvel
  • 25% passaram a dar mais importância para área de lazer em casa

Além desses dados, outras informações importantes são: 

  • 71% adquiriram casa para morar com alguém
  • 54% compraram um imóvel para moradia
  • 46% escolheram um imóvel para investimento

Entenda quais características buscar para atender a essas e outras necessidades.

Procure imóveis com espaço preparado para trabalho remoto

O escritório se tornou um item indispensável dentro das residências - um fato que seria impensável até poucos anos atrás.

Em sua estrutura, os novos empreendimentos precisam oferecer, além dos quartos necessários, espaços pensados para o trabalho e o estudo remoto.

No entanto, atente-se aos empreendimentos que oferecem mais do que um cômodo a mais. Estes espaços começaram a vir preparados pelas construtoras e é possível ir além: já existem prédios e condomínios de casas com estrutura completa de um coworking.

É um espaço de trabalho compartilhado destinado especialmente para os moradores trabalharem de maneira remota, mas sem comprometer os cômodos dentro de casa. Uma realidade nas grandes cidades e também nas cidades do interior, como no caso de Cerquilho (SP).

Além da valorização do investimento, o coworking melhora a produtividade e oferece o profissionalismo que os moradores necessitam, mantendo-os perto de casa. 

Seu potencial de promover a qualidade de vida e do trabalho demonstra que o espaço passará a receber cada vez mais atenção.

Invista em construções que valorizam as áreas verdes

Outra consequência do distanciamento social e da insegurança de realizar atividades fora de casa fez as pessoas valorizarem as pequenas oportunidades de relaxar, começando pela rotina.

Por aqui, já citamos o papel importante que é desempenhado por uma bela vista, apontada por um estudo de Harvard de Londres como uma das características que tornam uma moradia saudável.

Dessa maneira, procure por empreendimentos que valorizam áreas verdes, que tenham localização vizinha ou próxima a paisagens que servem como um respiro e auxiliam os moradores a descansar os olhos e relaxar.

Espaço para se exercitar também é bem-vindo

Com cada vez mais atividades sendo feitas dentro de casa, moradias com espaço próprio para prática de atividades físicas passaram a ser ainda mais valorizadas do que já foram.

Nos condomínios residenciais, além da estrutura da academia, as praças de passeio possibilitam aos moradores caminhadas e corridas e cada vez mais também fazem parte da lista de características que vão tornar um imóvel atrativo, a partir de agora.

Atente-se aos empreendimentos com área apropriada para os pets

Com a convivência intensificada com os pets dentro de casa, moradores passaram a enxergar a saúde e o bem-estar dos bichinhos como uma parte importante do bem estar geral da família.

Além disso, com a redução da taxa de natalidade e o crescimento mundial do mercado pet, é possível entender que o comportamento das novas famílias considera, agora, os bichinhos como parte fundamental na hora de tomar decisões de moradia.

Pensando nisso, os imóveis com espaço pet, que visam oferecer bem-estar para os bichos e comodidade para os tutores também representam o futuro das moradias.

Imóveis que possibilitam ao morador ter hobbies

Outra característica valorizada nos imóveis será a possibilidade de realizar atividades como jardinagem e horta, antes tão restritas às casas com quintais, cada vez mais inacessíveis nas grandes cidades.

Com o distanciamento social, moradores perceberam os benefícios dessas atividades que, normalmente, são feitas em casas residenciais e precisaram encontrar alternativas para realizá-las em apartamentos ou condomínios.

Dessa maneira, ao procurar o próximo ou primeiro imóvel para investir, certifique-se que ele ofereça a possibilidade dos moradores buscarem o bem-estar, seja com espaço no quintal da própria casa ou em uma horta compartilhada no condomínio.

Investir em imóveis é certeza de valorização

Ao contrário de bens como carros ou até mesmo de algumas ações do mercado financeiro que podem se desvalorizar a qualquer momento, o investimento em imóveis continua sendo atrativo, mesmo em períodos de crise.

Nos últimos 10 anos no Brasil, a valorização média dos imóveis foi de 9,4% ao ano, o que representa 44% a mais que os rendimentos da poupança, conforme a Abrainc.

Para os investidores, trata-se de uma opção segura com previsão de valorização e com baixo custo de manutenção.

Por isso, se você está pensando em investir em seu próximo imóvel, se manter atualizado sobre as principais atualizações do mercado é tão importante quanto ficar atento às mudanças no comportamento dos moradores.

Toda semana trago as principais mudanças do setor em nosso blog. Convido você a se inscrever na nossa newsletter para ser avisado antes sempre que um conteúdo for publicado aqui!


Postado 
16/8/21
 em 

More from 

 category

Ver todos
No items found.

Assine nosso portal e receba no seu e-mail as últimas postagens.

Leia nossa política de Privacidade Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.