Em qualquer rede social que você utiliza, é comum encontrar dezenas de profissionais falando sobre a importância de investir em ativos que façam o dinheiro “trabalhar por você”.

Existem centenas de opções por aí, dos considerados de alto e baixo risco, com ou sem liquidez, para perfil conservador, moderado ou agressivo.

Mas em meio a tantas opções, existe uma que há muitos anos aparece entre as que muitos investidores não abrem mão: os imóveis.

Ser dono do local onde você mora ou do lugar onde sua empresa está instalada já é um bom motivo para investir em imóveis. 

Da mesma forma, investir em moradias em locais com potencial de valorização é o tipo de investimento ideal para pessoas que não desejam lidar com altos e baixos do mercado financeiro e ainda ver o dinheiro valorizando através dos anos.

No entanto, é preciso ter paciência! Abaixo nós explicamos o por quê e listamos as principais vantagens de investir em imóveis.

Investir em imóveis vale a pena?

Diante de tantas transformações que ocorreram no mundo, é natural que esta dúvida faça parte da realidade das pessoas. Afinal, os aplicativos de compartilhamento nunca estiveram tão em alta. 

O avanço da economia compartilhada adianta algumas transformações que virão nos próximos anos. No entanto, mesmo tendências como estas adiantam outra necessidade compartilhada por todas as pessoas:

Ter acesso a qualidade de vida, espaço para trabalho e lazer, ter conforto e segurança. Tudo isso dentro de alguns metros quadrados.

Nós já falamos sobre isso no artigo Reconstruindo a casa: estamos mudando nosso relacionamento com o lar.

Tais motivações explicam porquê vale a pena investir em imóveis atuais, que sejam capazes de oferecer tudo isso e ainda mais a locatários exigentes e no futuro, para novos compradores.

Além desses, essas são algumas vantagens de investir em imóveis:

1) Ter o patrimônio preservado

A solidez é uma das principais vantagens de investir em imóveis. 

Para os investidores, é de conhecimento que a valorização ocorre após anos ou décadas após a entrega da construção. 

Mas a certeza de ser um dos investimentos mais seguros, com risco baixíssimo de perdas, é o que torna o investimento interessante!

Quem opta por esse tipo de investimento sabe que ele será valorizado no futuro.

2) Ter controle total sobre o investimento

Mesmo nos cenários de crise, é muito difícil que os imóveis sejam desvalorizados. Ao contrário, a tendência é que os imóveis sejam valorizados e o preço do aluguel suba.

Ao contrário do mercado de ações, o investidor tem total controle sobre as condições para o imóvel ser valorizado, sendo que a manutenção dos espaços é o principal fator de influência nesse aspecto.

Dessa maneira, além de fazer a manutenção considerada básica, acompanhar tendências pertinentes relacionadas à arquitetura a fim de promover o bem-estar pode garantir que os investidores tenham seu imóvel valorizado acima da média.

3) Diversificar os investimentos

Os imóveis também podem ser uma maneira dos investidores diversificarem os investimentos. Mesmo aqueles que têm afinidade com o mercado financeiro, podem investir em imóveis como forma de ter uma opção mais segura e menos arriscada.

Ao mesmo tempo, por sofrerem pouca variação, os imóveis tendem a exigir menos esforço dos investidores, salvo as manutenções anuais a fim de manter as boas condições da estrutura. 

4) Obter benefícios fiscais

Outra informação interessante, mas que nem todas as pessoas sabem, é que um imóvel pode gerar muitos benefícios fiscais ao proprietário, como deduções em impostos sobre a propriedade, juros, depreciação, seguro, entre outras coisas.

5) Desenvolver disciplina financeira

Por último, mas não menos importante, o investimento em imóveis é uma ótima opção para investidores que estão começando e ainda não possuem muitas habilidades com finanças.

Isso porque, investir em imóveis exige o planejamento para juntar ou administrar a quantia necessária para a compra do imóvel e exige que o investidor saiba investir o dinheiro obtido com os aluguéis.

Como investir em imóveis: 3 aprendizados necessários antes de começar

Aprenda a identificar as regiões com potencial

Esta é, sem dúvida, um dos principais fatores - se não o principal - a ser considerado na hora de investir em imóveis.

O investidor deve desenvolver um olhar apurado da cidade onde vive ou onde deseja investir, além de contar com corretores especializados e de confiança, capazes de fornecer orientações estratégicas.

Além de questões de proximidade com comércio, da segurança e das características da região, é preciso identificar o potencial de crescimento da localização, se existem casas ou loteamentos próximos que ajudarão na expansão da localidade, entre outros critérios que podem ser facilmente observados.

Saiba identificar os imóveis com estruturas atrativas ainda na planta

Apostar em um empreendimento ainda na planta representa uma grande vantagem para o investidor pelo fato de também representar uma grande vantagem para quem está construindo.

Isso porque, a construtora pode contar com o valor para financiar a construção e o investidor obtém o imóvel no preço inicial, ainda sem atualizações e correções feitas ao longo da obra.

Considerando que as obras normalmente demoram 1,5 anos ou mais para serem concluídas e que os preços aumentam conforme a obra avança, os compradores iniciais tendem a ter o investimento valorizado antes mesmo da entrega final.

E os ganhos aumentam ainda mais após a conclusão e entrega do empreendimento.

Analise a estrutura e infraestrutura

Ao investir em um imóvel, mesmo que você não vá morar nele, é importante pensar no que vai tornar aquela moradia para quem vai alugar ou comprar futuramente.

Dessa maneira, opte por imóveis que ofereçam a infraestrutura necessária e adequada para todos os tipos de família.

Casas em condomínio, por exemplo, precisam ter opções de lazer, de atividade física e até mesmo espaço para os pets.

Outra necessidade bastante atual é a das moradias comportarem o trabalho em casa.

Dessa maneira, investidores que souberem identificar empreendimentos com estruturas completas e atrativas, verão o investimento se tornar muito atrativo para outros compradores no futuro.


Todas as vantagens de investir em imóveis explicam porque esse tipo de investimento nunca sai de moda: as pessoas precisam de um local para viver. 

E quanto melhor a estrutura desse local, mais atrativo ele será para os moradores e mais o investimento será valorizado.

Saber identificar e aproveitar as mudanças que ocorrem através dos anos e como elas influenciam nas moradias é o que vai diferenciar os investidores que estão atentos ao mercado imobiliário, daqueles que fazem investimentos ruins.

Nessa hora, contar com conteúdos especializados como os do blog da Incorpore vai fazer toda diferença.

Dois assuntos indispensáveis para quem deseja investir em imóveis. 

Além disso, você pode contar com os profissionais da Incorpore nessa jornada! Eles têm experiência e expertise para auxiliar você na escolha de um imóvel que vai valorizar seu investimento.

Postado 
1/6/21
 em 
Mercado

More from 

Mercado

 category

Ver todos

Assine nosso portal e receba no seu e-mail as últimas postagens.

Leia nossa política de Privacidade Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.